(PAP) LASANHA DE KIBE / QUIBE - ESPETACULAR!!!!

Das coisas que já inventei nessa vida, posso dizer que a lasanha de kibe foi uma das invenções mais maravilhosas que já fiz.
Pra variar comprei meus 500grs de carne vermelha moída/picada e nunca penso muito o que farei com ela, espero a inspiração do dia.
Pela manhã pensei: "vou fazer almôndegas estilo da família, com miolo de pão e tarárá".
A tarde pensei: "mas e se eu fizesse uns hamburgueres no forno? Pode ser."
No final da tarde estava indo buscar meu filhote com a ideia fixa do hambúrguer.
No meio do caminho pensei: "mas eu podia fazer assado, igual aquele outro dia... é rápido e tal..."
Cheguei em casa e pensei: "se bem que um kibezinho ia ficar bom, faz tempo que não faço, o Tomáz ama kibe e acho que vai ser isso mesmo."
Aí fui fazer a montagem na travessa e pensei: "eu podia rechear de queijo, acho que vou rechear."
Nisso fiz a primeira camada e pensei: "Será que existe lasanha de kibe? ESPERA!!! EU TENHO MASSA DE LASANHA!!!!!!!!!! VOU FAZER!!!! Tenho molho Bechamel também, hummmm... vamos ver como vai ser."
E assim foi.
SUCESSO!



INGREDIENTES TRIGO:

Abri o pacote do kibe e numa jarra de medidas, daquelas de litro, coloquei nos 300ml, o que dá praticamente meio pacote de trigo para kibe, transferi para uma tigela.
Fervi a água e cobri de água fervendo até em cima.

INGREDIENTES DO "MOLHO":

Como não sou muito fã de alho crú, embora o kibe seja assado, eu não quis saber, fizer um refogadão.
Usei bastante azeite extra virgem, coloquei 1 cebola grande bem picadinha, 2 colheres de chá de alho espremido, 1 colher de sopa bem cheiona de zátar (eu uso temperos árabes, se você não tiver, usa pitada de cravo em pó, pitada de nóz-moscada, pitada de canela em pó, 1 colher de chá de gergelim), 1 colher de café de pimenta síria (se não tiver, serve essa mistura acima), 1 pitada de cardamomo (se não tiver, novamente, deixa quieto), 1/2 lata pequena de tomate pelado já picado, coloquei 1/2 xícara de chá de cenoura aos cubinhos pré-cozida (que eu já tenho congelada), 1 xícara de café rasa de salsa picada.
Refoga bem, até quase grudar no fundo, desliga.

INGREDIENTES CARNE:

Em outra tigela coloquei os 500grs da carne, 1 pacotinho de sopa de cebola (que embora kibe não leve sopa de cebola, eu coloquei!) e 1 xícara de chá de hortelã (depois que você encher a xícara de folhas, lava, desinfeta e pica bem miudinho), umas gotas de molho de pimenta sem ser picante (se você gostar de picante, coloque ao seu gosto).
Mexe bem.

INGREDIENTES TRIGO + CARNE:

Misture o kibe que nesta hora estará bem hidratado, não precisa espremer, queremos nosso kibe bem suculento.
Acrescente mais 1 colher de chá de sal grosso.

INGREDIENTES TRIGO + CARNE + REFOGADO:

Adicione o refogado e mexa bem.
Eu costumo provar o sal pegando 1 colherada e colocando numa frigideira com azeite, pode mexer tudo pra ir rápido, prove.
No meu eu percebi que precisa de um bocadinho mais de sal e ajustei.

INGREDIENTES EXTRA:

1 embalagem de massa pra lasanha com 6 folhas
1 caixa de 500ml de molho Bechamel (ou faz caseiro)
6 a 8 fatias de queijo, ou mais...

Leve para assar em forno pré-aquecido em 180ºC, coberto com papel alumínio por 1h mais ou menos.
A carne tem que cozinhar.

MONTAGEM:

Quando você tirar o papel alúminio, salpique salsa e leve para gratinar.
Eu gosto dela bem tostadinha hehehe











Nenhum comentário:

Postar um comentário