quarta-feira, 10 de maio de 2017

(PAP) HAMBÚRGUER MAESTRO DE TRAVESSA - CARNE PICADA NO FORNO - CARNE MOÍDA NO FORNO - BOLO DE CARNE ASSADO

Ontem a noite tinha programado fazer uma carne moída (carne picada em Portugal) refogadinha para o jantar, mas enquanto eu descascava batatas para cozinhar e assar, pensei: "mas se estou com forno ligado, acho que vou fazer um hambúrgueres e assá-los. Não!!! Melhor, vou fazer um hambúrguer na travessa!!!"
Enquanto fazia a batata eu já ia pensando nos temperos, como fazer e tudo mais.
Lembrei do lanche do Mc Donalds atual, o "Maestro Brie", onde vem carne, queijo brie, rúcula e uma cebola caramelizada com mel e mostarda que é uma coisa maravilhosa e pensei: "Hummm... vou fazer a cebola deste mesmo jeito e colocá-la no meio da carne."
Olha...... que sabor!!!!
Com os ingredientes que usei, sequer precisei adicionar sal.



INGREDIENTES:

Pré-aqueça o forno em 200ºC

500grs de carne moída (carne picada) - (no Brasil, use patinho ou coxão mole)
2 ovos
+/- 1 xícara de chá de farinha de rosca (pão ralado) - DEIXE POR ÚLTIMO DE TUDO
Salsa a gosto (eu uso muita)
Molho de pimenta a gosto (o meu não é picante)
Molho inglês a gosto
1 colher de sobremesa de alho em pó
1 pacotinho de Sopa de Cebola
1/2 xícara de aveia em flocos
3 fatias bem finas e pequenas de bacon em cubinhos
1 cebola bem grande picadinha
1 colher de sopa rasa de mostarda
1 colher de sobremesa rasa de mel
Óleo
Manteiga ou margarina amolecida - RESERVE

PREPARO:

Em uma frigideira, coloque 1 fio de óleo e frite a cebola até ficar meio transparente, quando isso acontecer, coloque o mel e caramelize bem, vai começar a pegar na frigideira. Daí só acrescentar a mostarda, mexer e desligar o fogo. Deixe esfriar um pouquinho.

Numa tigela, coloque o restante das coisas todas, inclusive a cebola caramelizada, vá colocando a farinha de pão e mexendo com uma colher grande, tem que ficar um uma carne firme, como vocês podem ver na fotos.
Antes de colocar para assar, você vai provar o sal.
Faça um pequeno hambúrguer, coloque um pouquinho de margarina numa frigideira e coloque o mini-hambúrguer, pingue um pouco de água e tampe com uma tampa. Doure ambos os lados, para cozinhar a carne. Prove. É nesta hora que você vai acertar o sal se precisar.
Como a sopa de cebola já é salgada e a farinha de pão também, não vi necessidade de colocar, mas talvez para o seu paladar precise.
Unte um pirex/ travessa com a manteiga ou margarina, coloque a carne, molde com as mãos molhadas, corte e entre os cortes coloque um pouco de margarina ou manteiga - igual na foto.
Tampe com papel alumínio (prata em Portugal) com a parte brilhante para DENTRO, o fosco do papel é sempre para fora.
Leve ao forno para assar.
Estará pronto quando você olhar em baixo da travessa e ele estiver douradinho.













BATATA ASSADA COM ERVAS:

Antes de fazer tudo isso eu cortei uns pedaços de batata, cozinhei com sal.
Quando cozidas coloquei em uma assadeira com papel vegetal, temperei com azeite, manjerona, orégano e ervas finas, mexi e coloquei para dourar junto com o hambúrguer quando ele assou e tirei o alumínio para dourar.

Sirva com batata assada, um pãozinho ou um arroz. (eu servi com arroz com ervilhas e maçã aos cubinhos, porque como já disse, o Tomázinho ama comer comida que leve uva passa, ou maçã, ou pêra)





------> SUPER DICA: se você tiver em casa ou tiver como comprar, compre um queijo Brie, corte fatias e faça assim: na travessa coloque metade da carne, coloque as fatias de brie por cima da carne e o restante da carne por cima do queijo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário