MACARRÃO (MASSA) COM PASTA DE AMENDOIM - VEGANO ou VEGETARIANO

Olá, sigo no Instagram uma menina fofinha, a @abobrina, dias atrás ela postou uma receita e fiquei tentada a fazer, fiz algumas modificações para o meu paladar e só posso dizer:

JÁ FIZ UMAS 500 VEZES! rsss
Já fiz tantas vezes e com tantas coisas diferentes, sendo a essência sempre o molho de pasta de amendoim e sou apaixonada.
Cheguei a fazer várias marmitinhas e congelando para hora da fome.

Se você gosta de comida estilo oriental, este prato é para você.



INGREDIENTES:

1 a 2 colheres de sopa de pasta de amendoim, a que eu uso aqui é bem cremosona, então consigo usar menos líquido (as medidas entre parênteses são as da @abobrina: 1/3 xic (80g) de pasta de amendoim)

Vinagre balsâmico ou um vinagre branco de sua preferência, aqui usei o balsâmico de figo e já usei vinagre de frutas, vinagre de uva também e com qualquer um ficou bom. Única observação é que eu uso até mo ponto que meu paladar tolera, então vou esguichando até sentir que tolero (1/4 xic de vinagre)

Molho de soja (shoyo) depende muito de como o seu é, aqui em Portugal acho alguns molhos de soja que chegam a dar desespero de tão fracos, mas achei um dia uma garrafa de litro, shoyo puro e oriental, então como ele é forte eu já uso menos, umas 6 colheres de sopa ou vou adaptando ao meu paladar (1/3 xic de shoyu)

Na hora do gengibre muitas vezes usei em pó, um pó indiano que é bem concentrado, eu usava tipo uma colher de chá cheia, mas com o fresco usei 5cm mais ou menos dele ralado no ralo fino. Para o meu paladar tanto fez, o fresco obviamente sobressai bastante o sabor, mas como gosto de coisa oriental, para meu paladar não teve problema nenhum (1 pedaço pequeno de gengibre - tipo um dedão)

Alho eu uso a gosto, como gosto de muito.... uso muito (3 dentes de alho)

Para a massa vegetariana, que foi meu caso e só tinha isso para usar, usei umas 2 colheres de sopa de mel, já cheguei colocar 3, gosto desse sabor agridoce (VEGANO: 2 colheres de sopa de agave/melado/maple syrup)

Como é meio difícil achar cebolinha fresca, eu troquei 100% por salsa picada (cebolinha/cebolinho a gosto)

Não usei sal, quando achei que precisava de um pouco mais de sal, ajustei no molho de soja e não usei absolutamente nenhum tipo de tempero extra (sal e temperos a gosto, mas tem que ter chili hein - também usei pimenta de reino, alho em pó e manjericão)

Usei sésamo/gergelim depois dele pronto, acho que dá uma diferença gritante, aí é a vontade

Legumes a gosto, grãos (grão de bico)

Macarrão de sua preferência, já usei tantos formatos e é bom com qualquer um (aprox 260g de macarrão - dá umas 3 porções)

PREPARO:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1. Misture num bowl a pasta de amendoim, o shoyu, o vinagre e o agave/melado/mel...

2. Numa panela com um fio de azeite refogue o alho, o gengibre e os temperos/ legumes e grãos

3. Junte o molho e o macarrão cozido na panela e incorpore tudo (pode adicionar água se o molho tiver muito grosso até chegar na consistência que você gosta, ou vinagre).

4. Finalize com a cebolinha/salsa e prontinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário