ALMÔNDEGA DE SOJA E AVEIA (VEGANA) COM PURÊ DE BATATAS

Hoje fui fazer um almoço diferente para o filhote e marido e não queria ter que comer alguma coisa diferentona da deles, então já que eles tinham almôndegas de carne, criei uma de soja que AMEI AMEI AMEI!!!
Sério, não sabia que dava para fazer uma coisa tão deliciosa assim, me arrependo de não ter tentado antes.


INGREDIENTES/ PREPARO:

1 xícara chá de soja fina (PTS fina)
Deixar de molho em água quente com 1 enguicahada de vinagre.
Quando hidratar, espreme num voal ou num guardanapo de pano limpo (usei guardanapo porque não tenho voal, esprema como se não houvesse o amanhã)



Numa tigela acrescente a:
Soja espremida
+/- 1 xícara de chá de aveia, pode ser qualquer uma... flocos triturada farinha (aqui ela vai fazer papel do pão)
2 colheres de sopa de chia (aqui ela vai fazer papel do ovo)
1 cebola pequena bemmmm picadinha
Alho a gosto
Temperos secos a gosto (uso do Supermercado Aldi um pra saladas, vem cebola seca, salsa sea, cebolinha/o seca/o, pimentão vermelho seco)
Sal a gosto (coloquei 1 colher de chá mais ou menos cheia)
1 borrifada de molho inglês
1 borrifada de molho de soja
1 pitada de molho de pimenta/ piri piri
1 pitada de canela (você leu direito sim, fa tooooda diferença)
Pode acrescentar fumaça líquida ou em pó (eu fiz com 4 borrifadas de uma fumaça líquida e amei. Com e sem fica bom)

Depois vou colocando um leite vegetal (eu tenho só esse de nozes do Mercadona, gosto muito) e sovando com as mãos até dar liga e ponto de enrolar.


Depois vou dourar numa frigideira com fio de azeite, fazer um purê de batatas com leite vegetal/ noz moscada/ sal e se quiser um pouco de creme vegetal, tomate pelado/molho de tomate, pega um pouco de queijo vegetal se quiser (que é assim, torra mas num derrete nem a pau kkkk) e levar pra gratinar no forno.







Nenhum comentário:

Postar um comentário