TOFULHOADA - TOFULHADA - BACALHOADA DE TOFU

Olá, sim, estou bem sumida, mas nesta quarentena (COVID-19 / CORONA VÍRUS) das coisas impossíveis é não cozinhar sem limites hehehe.
Na páscoa repeti um prato que fiz ano passado e acho maravilhoso.



INGREDIENTES:

4 folhas de alga nori (aquela alga que usamos para sushi)
+ 1 alga avulsa
1 embalagem de tofu firme (no Brasil indico o Uaitofu) +7- 250grs
Azeite extra virgem
2 ou 3 batatas em rodelas
2 ou 3 tomates em rodelas
2 cebolas em rodelas
Salsa a gosto
Azeitonas a gosto
Sal a gosto
Alho a gosto
Molho de pimenta a gosto
Vinho branco OPCIONAL (eu uso)
Temperinhos secos OPCIONAL


PREPARO:

Descasque a batata, corte e cozinhe com sal e 1 foha de alga nori, até ficar ao dente.
Em uma tigela coloque o tofu picado em postas, fatias ou como preferir, acrescente as algas em pedaços, sal.
Deixe marinar no mínimo 30min, eu deixo umas 2h ou até de um dia pro outro.
A alga vai dar o sabor total de peixe.
Depois que marinar bem, comece em uma frigideira antiaderente a grelhar tudo.
1) Grelhar as cebolas com alho e pedaços das algas que deixou o tofu marinando. Eu não uso tudo, uso metade, mas você pode usar tudo e temperos secos.
2) Grelhar os tomates com molho de pimenta a gosto e também temperos secos (costumo colocar 1 pitada de açúcar também)
3) Grelhar com bastante azeite as fatias/postas de tofu, deixo bemmmm douradinho
4) Se quiser pode grelhar as fatias de batata em azeite também.

Num refratário faça camadas de tudo, acrescentando as azeitonas e a salsa.
Regue com vinho a gosto e depois com bastante azeite e leve ao forno para gratinar e ferver.

Eu costumo comer com um arrozinho branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário