PAP - PASSO A PASSO DE COMO TEMPERAR SOJA FINA - PTS FINA

Não é difícil ouvir: "Tenho horror de soja! Tem gosto de ração!"

Não.
Não tem.
Tem é pessoas que NÃO SABEM preparar, isso tem aos montes.

Quando a soja é bem preparada ela é maravilhosaaaaa!!!!!!

Assim como carne animal, o tofu, a soja também precisa ser bem temperada, a diferença é que ela não fica marinando, ela é temperada na frigideira ou na panela.

Isso no caso da soja granulada, soja fina, pts fina.



1° passo e o mais importante de todos: DEMOLHAR.

Deixa a soja de molho em água fervendo e vinagre qualquer, dá umas esguichadas dentro da água com a soja. Uns 10min é suficiente, mas pode deixar o tempo que você quiser. As vezes demolho muito e deixo na geladeira com a água e o vinagre.

Passo importantíssimo: espremer MUITOOOO até sair toda água. Você pode fazer isso com as mãos, com peneira, com voal, com pano de prato... tanto faz. Esprema bem.



Aí é só um fio de azeite ou óleo na frigideira, cebola e alho bem refogadinhos. Acrescente a soja e vá mexendo. Pode acrescentar mais azeite ou óleo no processo, conforme a necessidade.

Quando ela estiver quase querendo secar é hora de temperar.





Eu usei temperos secos, sal, páprica doce (pimento doce), molho inglês, molho de soja, molho de pimenta só umas gotas e O P C I O N A L - fumaça líquida.

Eu trouxe essa fumaça do Brasil, ganhei lá, mas aqui também vende. Já comprei na @easygreen e acho ótima. Embora eu prefira em pó, a líquida é boa também.

Qual a diferença de usar a fumaça?

Ela remete mais o sabor de carne, dá aquele defumado/fumado na soja. Não se nota de jeito nenhum ser soja.

Quem opta por não comer carne, quase 99% das vezes não é por não gostar do sabor, mas sim por respeito ao animais.



Como eu fiz uma bolonhesa, triturei 1 lata de tomate pelado e acrescentei quando a soja já estava bem tostadinha e sequinha.



E como eu tinha alguns tomates cereja eu usei cortadinhos em 4 e depois de quase pronto, acrescentei 2 cenouras raladas, salsa e manjericão frescos.

Deixei cozinhar um pouco até amolecer de leve a cenoura.

Serve para comer com arroz, lasanha, macarrão, purê de batata ou legumes ou rechear salgados.

Todo mundo ama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário