segunda-feira, 26 de março de 2018

PRETZEL SALGADO

Ontem testei uma receita de pretzel salgado, gostei muito, tanto que jantei logo 3 deles.
A receita peguei aqui: http://www.25dejulho.org.br/2013/06/pretzel-uma-tradicao-uma-historia-na.html
Fiz algumas alterações que não vou passar.



INGREDIENTES:
Rende mais ou menos 12 unidades bem grandes

20g de fermento de pão
· 1 colher(es) (sopa) de açúcar
 água morna
. 1kg de farinha de trigo
· 1 colher(es) (chá) de sal
· manteiga para untar o Pretzel´s assados
· 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
. 1 litro de água fervendo
. Sal grosso, ervas aromáticas secas a gosto, sésamo (gergelim), gergelim preto, grão, queijo parmesão ralado, etc... use o que desejar.


Modo de Preparar:

No meio da farinha ou em um copo, misture o açúcar, água morna e o fermento. Misture bem e deixe descansar tampado, por 10 minutos para fermentar.
Depois, adicione o restante da água morna e a farinha, aos poucos, misturando com uma das mãos. Pouco antes de dar o ponto, coloque a massa em uma superfície lisa e enfarinhada, e sove a massa por cerca de 5 minutos, até ela ficar lisa e não grudar mais nas mãos (se necessário, adicione mais um pouco de farinha de trigo, tomando cuidado para ela não ficar seca).
Coloque a massa em uma tigela levemente untada e leve para crescer por uma hora, coberta com um pano (e, de preferência, dentro do forno). Em seguida, coloque a massa em uma superfície levemente enfarinhada.
Abra com os dedos, formando um retângulo de 1 cm de espessura e corte tiras com cerca de 2 cm de largura. Enrole as tiras, no formato de cordões não muito finos e modele-os no formato de Pretzel.
Encha uma panela com 1 litro de água e coloque ferver. Quando levantar fervura, adicione o bicarbonato de sódio e abaixe o fogo.
Mergulhe rapidamente os Pretzels crus nessa água e, depois, coloque-os em assadeira anti-aderente (ou, untada e enfarinhada). "polvilhar um pouco de sal grosso sobre os Pretlz-´s e levar ao forno alto (230ºC), pré-aquecido, por cerca de 12 minutos, ou até eles ficarem dourados. Quando estiverem assados, pincele-os inteiramente com a manteiga derretida.

Eu polvilhei alguns com sal, alguns com sal e sésamo (gergelim), alguns com orégano e sal, alguns com manjericão e sal, alguns com alecrim e sal.
O sal é sempre o grosso, porque é só salpicado de leve.
Para olhar todos os detalhes, clique no link que postei, ok?!

Amei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário