COMPOTA DE GOIABA (doce caseiro em caldas de goiaba)

Pois é pessoal, aqui em casa minha mãe desde sempre costuma fazer doce caseiro em calda, mesmo que isso signifique que não vamos comer... mas as visitas sim.
Não me recordo de alguma vez ter ficado sem doce caseiro na geladeira, SEMPRE TEM algum e as vezes tem todos que vcs possam ou não imaginar.
Essa vez é de goiaba e de figo, mas só vou passar aqui a receita da goiaba pq peguei desde o início, o de figo desta vez não, mas tirei uma fotinho dele para vcs tá? =)
Semana que vem venho com o doce-de-leite caseiro, bem cremoso.




INGREDIENTES:

5k de goiaba
2,5k de açúcar refinado
Água quanto baste

PREPARO:

Corte as goiabas ao meio de lado, descasque com descascador de legumes, retire todo miolo com semente delicadamente para não furar as conchas, reserve as sementes CASO QUEIRA FAZER GELÉIA / ou coma com açúcar (rs)/ ou jogue fora, reserve as conchas num refratário.
Quando todas estiverem limpinhas, lave as conchinhas 1 a 1 colocando já no local de cozimento.

1° dia... por cima  das goiabas coloque 1,5k de açúcar, coloque água até 1 dedo acima das goiabas e leve ao fogo alto.
NUNCA MEXA!!!!
Deixe cozinhar até abaixar a água 1 dedo abaixo das conchinhas de cima.
Deixe esfriar.
Quando esfriar, preencha com mais água até 1 dedo acima das conchinhas e reserve até o dia seguinte.



2° dia... coloque para cozinhar novamente até abaixar a água na altura das conchinhas, adicione mais 1k de açúcar, cubra novamente com mais água até 1 dedo acima das goiabas e leve para cozinhar em fogo médio/baixo até engrossar a calda.
Quando reparar que começa borbulhar grosso, fique de olho no ponto, molhe uma colher grande com a calda e ponha sobre um prato... deixe esfriar e veja se ela está grossinha. Quando estiver grossinha, desligue o fogo e deixe descansar até o dia seguinte.




3° dia... esterilize vidros, arrume as conchinhas nos vidros, cubra com calda até acima das conchinhas e leve para gelar.

Quanto tempo dura????
Se vc conseguir manter as conchas cobertas com a calda, não colocar a mão no doce, não utilizar garfos/colheres da boca diretamente no vidro.... eles tendem a durar aproximadamente 5 meses (ou mais).
Se vc por acaso enjoar de olhar para o doce na geladeira depois desse tempo, coloque-o numa peneira grande, deixe escorrer a calda de um dia para o outro, passe no açúcar cristal, deixe secar de novo de um dia para o outro, passe no açúcar cristal novamente e guarde em sacos plásticos ou potes plásticos na geladeira. Use como fruta seca cristalizada, cai super bem em bolos!!! Hummm!!!

A primeira foto é da compota pronta, amanhã coloco foto do doce nos vidros para vcs verem.
E, ah! A foto do doce de figo.

3 comentários:

  1. ADORO A MANEIRA DE COMO VC POSTA SUAS RECEITAS!TUDO SIMPLES,TUDO EXPLICADO PASSO A PASSO.NÃO TEM COMO ERRAR.
    E AS FOTOS BELISSIMAS!PARABÉNS,E BRIGADÃO.BJOS

    ResponderExcluir
  2. E a receita do doce de figo, sai qndo Tathy? rsrsrsrsrrs
    BjOos =)

    ResponderExcluir
  3. É a Receita que eu estava procurando. Muito Obrigada,
    Lia

    ResponderExcluir