BOLO DE MAÇÃ DE CAMPINAS

Certa vez, há muitos anos atrás, minha mãe e meu pai foram em um congresso da igreja na cidade de Campinas, eram 2 dias e então ficariam hospedados na casa de uma família de lá. Por sorte (muita mesmo!) meus pais ficaram na casa de uma moça novinha, casada, com filha e CEGA.
Sim! A moça era cega, mas pilotava um fogão como ninguém.
Eis que a moça resolveu então fazer um bolo de maçã para tomar um café da tarde com meus pais e sua família e desde lá a mãe pegou a receita e viémos fazendo ao longo dos anos.
Para ser sincera esta receita é tão antiga que ela tem uns... 20 e poucos anos.
Caramba!!! O_O... acho que nunca havia parado para pensar quantos anos tinha a receita, levei um choque. rs
Então, este bolo fica bem escuro, levemente adocicado, pesado e extremamente úmido.
Dizem que é um bolo ótimo para comer com cafézinho do lado, mas como eu não tomo café... gosto dele puro ao natural ou até gelado.




INGREDIENTES:

5 copos (250ml) de maçãzinha (em média 1 maçãzinha e 1/2 por copo) sem casca, sem semente e fatias cortadas de cumpridinho
2 xícaras de chá de açúcar rasas (conforme for picando a maçã, vá polvilhando com açúcar para não ficarem pretas)
2 copos de farinha de trigo
1 copo de nozes picadinha
1/2 copo de uva-passa (antes de começar a fazer tudo, deixe de molho coberta de vinho branco, ou conhaque, ou rum, ou vinho tinto... tanto faz)
1/2 copo de óleo (faltando 1 dedo para metade do copo)
2 ovos grandes batidos
2 colheres de chá de bicarbonato, passado o dedo, dissolvidos numa xícara de café de leite
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de chá rasa de cravo em pó
1 pitada de nóz-moscava
1 pitada de sal
8 castanhas do pará picadinhas
2 colheres de sopa rasas de fermento em pó químico

 

 

 


PREPARO:

Misture tudo... farinha... o restante do açúcar... as passas... nozes... especiarias, unte uma fôrma de buraco e leve para assar em forno pré-aquecido por mais ou menos 40min. - 1h.
Lembrando sempre que 30min. de fogo alto na grelha de baixo e 30min. de fogo baixíssimo na grelha de cima.
Para saber se está bom é só espetar um palitinho (até no fundo heim?), se sair sequinho está bom.




COBERTURA:

'ESPERE' o bolo esfriar totalmente para poder virá-lo.
Quando virar, faça um foundant (eu costumo comprar pronto):
250grs de foundant
2 colheres de sobremesa de Montilla (rum)
Dissolver bem em banho-maria e desenhar sobre o bolo.

DECORANDO:

Decore a vontade, eu decorei com 1/2 nozes e uva-passas, mas fica muito bonito tbém com cerejas de cabinho, gotas de chocolate, hortelã fresquinho... etc.

Um comentário:

  1. Oi cumadi,
    Olha...eu não me canso de fazer bolo de maçã, acho saboroso e nutritivo. E bom com uma história tão linda quanto essa me fez ter mais vontade de experimentar...e saber q nos que colocamos limitações e por vezes nos 'cegamos'...é para repensar.
    ...brigadinha por ensinar.
    Um bejim!

    ResponderExcluir