BOLINHO DE BACALHAU DO MEU JEITO (fácil)

Esses dias fui no mercadão municipal aqui de Araraquara/SP e esperando meu pedido vi uma senhora pedir lascas de bacalhau, quando a moça mostrou pra ela... ela torceu o nariz e se negou a pegar, eu... curiosa... pedi para deixar ver. Na verdade nem eram lascas, eram mini-filés de bacalhau salgados, um pacote de 500grs, lindo, cheiroso e firmes, sem exitar perguntei o valor, que para minha surpresa me fez rir: "R$18,00".
Onde mais eu encontraria filés de bacalhau salgados por um preço desses?
EM NENHUM LUGAR, é óbvio.
Comprei!
INÍCIO
Trouxe pra casa, deixei de molho de um dia para o outro trocando a água várias vezes. No dia seguinte aferventei e deixei descansar.
Só que não usei no dia seguinte, deixei na geladeira dentro da panela com a água, escorri no fim da noite de ontem e deixei sem água pra hoje. Hoje que eu fiz.



PASSO-A-PASSO


Na panela de pressão coloque 10 batatas médias + 1 batata doce grande com umas 3 colheres de sopa de sal (lembre que seu bacalhau ficou bem desalgado), leve para cozinhar até amolecer.

Em uma panela coloque 2 colheres de sopa de manteiga com 1 colher de azeite;
Esprema 2 dentes bem grandes e gordos de alho (ou uns 4 pequenos);
Frite o alho até ficar douradinho;
Pique bem pequenininho 1 cebola bem grandona e acrescente na panela, deixe ficar bem transparentinha;
Tristure o bacalhau no processador, ou passe na máquina de moer, ou apenas desfie pequeno e acrescente na panela, mexa bem e desligue o fogo.
Pique bem miudinho 10  talinhos de cebolinha e 10 talinhos de salsinha, acrescente na panela;
Coloque de 4 a 5 colheres de sopa de molho de pimenta (se gostar de pimenta, coloque umas 2 dedo de moça picadinhas. eu não uso pq tenho alergia), mexa;
Pique 1 pimentão vermelho pequeninininho e 1 pimentão amarelho pequenininho bem miudinhos, acrescente na panela;
Eu tinha aberto e acrescentei 4 colheres de sopa de leite de coco;

Quando as batatas estiverem molinhas, tristure no processador, ou esprema, ou faça um purê como está acostumado fazer, acrescente na panela e mexa.
Prove o sal e corrija se precisar de mais.

Transfira a massa da panela para uma tigela grande.
Acrescente 2 ovos grandes mexendo bem para misturar, mexa pq senão ele cozinha.
Acrescente 15 colheres de sopa de farinha de trigo bem cheias e mexa bem.
Eu ainda coloquei mais 5 colheres de farinha de rosca.

Fritando:


Coloque óleo numa frigideira e deixe esquentar.
Coloque colheradas da massa e frite aos poucos, até ficar douradinho.

Sirva quente com molho de pimenta, acompanhado de salada, ou puro mesmo.
=)

Eu diria que o tanto de massa que rende dá para umas 10... 15 pessoas comerem MUITO BEM.
Haja massa! rs
Olha que massa linda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário