sábado, 22 de janeiro de 2011

CUCA CATARINENSE

Quando morei em Santa Catarina em 2007 e provei a tal "cuca" foi como amor a primeira vista. Sabia que nunca mais encontraria algo tão gostoso e tão suave para acompanhar um café da tarde na companhia de pessoas queridas com sotaque de "leite quêeeennnnnte" (rs).
Provei várias cucas de diversos locais, desde os mais humildes até os mais requintados e aos poucos fui pegando as manhas do que o meu paladar considerava bom ou menos bom, pq ruim mesmo uma cuca nunca será.
Eis que fiz uma escola de panificação e confeitaria no sul e aprendi uma receita, porém não a melhor e aí fui trabalhar em uma padaria super requintada de Blumenau, a Bavaria (que eu amo) e lá conheci uma maneira deliciosa de fazer cucas. Lá eles faziam toneladas de cucas e congelavam a massa para fazer no dia seguinte, coisa bem prática para uma padaria pequena com demanda grande de cucas e os melhores sabores provei por lá: frutas (pêssego e figo em caldas, morangos frescos, uvas frescas, banana e maçã), banana com farofa, só de farofa, com nata, sem nata, com bombons, com chocolate, a de canela com leite condensado era disputada demais.. uma coisa fora do comum, maçã, confete, etc...
Lá aprendi a melhor farofa doce para cuca que provei, virou minha paixão e obviamente uma ótima receita de cuca.

Como o mês passado estive em Blumenau com minhas duas queridas amigas, Dani e Ariane, a Iane apaixonou-se por cuca, mas tentou fazer em casa e não gostou. Claro que era uma receita pré-fabricada de máquina de pão, ou seja: "ARGGGGGHHH!!!"
Hoje vamos na casa dela para uma comemoraçãozinha e decidi levar a cuca de banana com farofa, pra mim a melhor cuca sempre será a de banana.
Pena que não temos nata no estado de São Paulo......... =(((((((

Tome nota, super fácil.

MASSA:
250grs de farinha
100grs de açúcar refinado
1 ovo inteiro
+/- 130ml de ÁGUA GELADA
60grs de margarina ("eu" uso manteiga sem sal)
25grs de fermento fresco (se quiser acelerar pode por 50grs)
Uma pitada de sal
Raspas de 1 limão grande

Misture a massa em uma tigela com as mãos, fica uma meleca, parece que não vai dar certo.
Aí vc unta uma assadeira com óleo, com um pão-duro retira a massa da tigela, lave as mãos e unte-as com óleo e vá abrindo a massa aos poucos pela assadeira toda. A massa fica bem fininha.

RECHEIO:

5 bananas cortadas em rodelinhas bem finas e espalhadas sobre a massa
Polvilhe açúcar e canela em pó

DEIXE CRESCER EM UM AMBIENTE QUENTINHO OU COBERTO, até dobrar de tamanho.
Aqueça o forno depois de uns 20min. em 160°.

FAROFA

Baunilha líquida 1 colher de sopa
150grs de farinha
150grs de açúcar
50grs a 80grs de margarina (eu uso manteiga sem sal)

Misture tudo com as mãos até obter uma farofa grossinha.
Geralmente reservo ela na geladeira até a cuca crescer.

QUANDO A CUCA CRESCER....
Acrescente a farofa e leve ao forno já pré-aquecido por mais ou menos 20min. - 30min.
Não é para ela ficar escura e nem mole.

OPCIONAL:
Nata por cima OU como os paulistas não tem opção.... eu uso creme de leite de caixinha.

Consuma quente, ao natural ou gelada.
Eu gosto das 3 maneiras. =)

Quem fizer me conte como ficou e se gostou, ok?
Logo mais coloco as fotos.

9 comentários:

  1. Oi amiga, aqui no RS nossa cuca é mais alta mas a massa é parecida, até ganhei um prêmio no "Tudo Gostoso" com a receita, mas estou doida para provar a cuca catarinense pois me disseram que é mais baixinha e com bastante cobertura, quero fazer a sua receita mas nunca usei nata da cobertura, como é que faz, vai açucar?
    http://www.saborprazer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, fiz a cuca, só que coloquei açucar na nata pois vc ainda não havia respondido e eu já estava com a mão na massa...rs mas ficou maravilhosa! Coloquei no meu blog com créditos para vc e linkei seu blog no post e nos meus favoritos do blog, passa lá para dar uma espiada! Tenha um lindo feriado de carnaval!
    Bjussss

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz a sua receitinha hoje e apaixonei!!! Acabou imediatamente! Amanhã farei de novo com uma nova coberturinha!!! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Olá Tatiana,

    Sou de Blumenau/SC e estou morando na capital paulista a 2 anos.
    Procurei por vários lugares a NATA e enfim encontrei no Shopping Bourbon no Supermercado Zaffari.
    Espero ter ajudado, rs..

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido/a anônimo/a,
      Obrigada pela dica.
      Aqui no interior de SP não encontramos de forma alguma. =(

      bjokas

      Excluir
  5. Prezada D. Tatiana, boa noite,
    Parabens pela receita da Cuca Catarnense; a preparei hoje e o sabor e a textura ficaram excelentes e a receita é fácil de preparar.

    Gostaria de lhe perguntar se a Sra. teria essa receita na versão sem gluten.
    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Oi gurias, fiz a cuca hoje, deixei os 30min, mas não sei se é por causa da nata que pus em cima da cuca, que quando eu cravei a faca ela saiu molhada. Será que é assim mesmo???? Porque que ela já estava bem douradinha por cima.

    Amanhã vou comer ela, daí volto aqui e digo, mas tô apavorada hehehe, mas a cara e o cheiro está muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Oi! A nata poe antez ou depois da farofa?

    ResponderExcluir