FALAFEL PERFEITO


RECEITA:

300grs de grão de bico demolhado (coloquei água quente) durante 24h (mas eu deixei 24h, trocando a água, porque não tive tempo no dia seguinte)

1 ramo de salsa, vai com fé que bem verde é delicioso!

Hortelã a gosto, como só gosto de hortelã em coisa salgada, coloquei tipo 1 xícara de chá de hortelã sem picar e depois piquei

1 cebola grande bem picadina

1 colher de sopa bem cheia de gergelim OU tahine (eu não tenho tahine aqui e ainda não fiz em casa)

1/2 colher de chá de bicarbonato

Alho a gosto, como gosto muito... foi bastantão

Pimenta síria, ou pimenta do reino, ou pimenta em pó qualquer a gosto (pra fazer uma imitação síria é só misturar a do reino, um pouco de noz moscada, canela e uma pitada de cravo)

1 colher de café de páprica doce (pimentão doce em Portugal)

Sal a gosto

ATENÇÃO: * 3 colheres de sopa de maisena OU trigo sarraceno OU farinha de pão (farinha de rosca) até dar ponto *

-----> OPCIONAL: 1 ramo pequeno de coentro e cominho a gosto (como não gosto de ambos, não coloquei)

Os grãos devem estar secos para triturar, tritura até virar um pó ou pasta fina (eu não vi pasta nenhuma, vi um pó bem úmido no fim)
Pica todo resto,mistura bem com as mãos.
Como não achei a liga e em casa só tinha farinha de pão ralado (rosca) sem ser vegan, eu nem quis usar, então usei a maisena pra dar uma liga.
Acabou a maisena e estava fora da cogitação usar farinha de trigo, tinha farinha de trigo sarraceno (isenta de glúten e deliciosa), usei até eu conseguir amassar com as mãos e fica um bolinho.
Imagino que quem usar tahine deva conseguir a liga mais fácil, acho eu.

Frita em óleo quente, fritei de 3 em 3 pra não grudar.
Fica muitoooo crocante por fora e macio dentro, porém com crocância total.


Nenhum comentário:

Postar um comentário