FRANGO INTEIRO - AOS PEDAÇOS - NA LARANJA NA PANELA DE PRESSÃO E DOURADINHO

Como disse umas postagens abaixo, tô de amores com minha panela de pressão vinda do Brasil.
(Gente, aqui custa MUITO cara uma panela de pressão e não é como as nossas.)



INGREDIENTES/ PREPARO:

Esse é outro franguinho na panela de pressão (tenham uma!!!!).
Dessa vez o frango inteiro, mas partido aos pedaços.
Depois de vir pra Portugal eu me pergunto:
"POR QUE RAIOS EU COMPRAVA FRANGO INTEIRO PARA ASSAR E NÃO AOS PEDAÇOS????"
Desculpa, mas a desculpa de que:
"É que ele fica mais bonito pra servir à mesa."
E daí?
Em pedaços também pode muito bem ficar bonito, é só decorar onde for servir.
Enfim.

Quando vou no açougue (talho aqui em Portugal), costumo comprar as carnes, chegar em casa, lavar (eu lavo sim!) e tempero.
Depois de temperado eu porciono, guardo em 2 ou 3 sacos (neste caso comprei 2 frangos inteiro, os separei em 2 sacos), tirando o máximo de ar que eu consigo e congelo o que não vou usar no dia.
CONGELA TEMPERADO????
Sim!
Aqui a única coisa que não tempero para congelar é a carne moída (carne picada em Portugal). Bom, para este frango-inteiro-aos-pedaços, eu usei no tempero:

Passo 1:

---> óleo, sal, vinho branco, 1 laranja espremida, salsa, alho espremido, orégano, um pouco de pimentão doce (paprica), molho de pimenta sem ser picante, molho inglês, pouco shoyo, pouco de mel, pouco de vinagre.
Misturo tudo e passo o dedo para provar o sabor, as vezes ajusto o sal, ou ponho um bocado mais de mel, ou um pouco mais de salsa e assim vai.
Tem que ficar saboroso.
Aí eu congelo ou pode deixar na geladeira temperado assim por até 3 dias.

Quando vou fazer, ponho 1 fiozinho mínimo de óleo na panela e pico 1 cebola média aos cubos, refogo e jogo todo conteúdo do saco na panela (de pressão, tá?!), mexo, provo sal e corrijo se precisar, ponho mais 1 laranja espremida, algumas batatas bolinha (porque meu pequenininho ama batata) e 1/2 maçã.

MAÇÃ?
TA MALUCA?

Olha, geralmente quando cozinho o Tomáz (meu filho) fica me rodeando e ele anda na fase da maçã, então pré-almoço ou pré-janta ele quer comer 1 inteira, mas eu parto só meia banda, escondo o resto da maçã e num pratinho eu fatio a metade da maçã em 10000764368832 fatias, ele acha que tá inteira e sai feliz.
E sempre uso a maçã que sobra, seja na carne, no frango, no arroz, nos legumes.

Aí cozinho uns 10min, 15min no máximo porque fica tão úmido e desmanchando que se deixar mais tempo, vira papa.



Passo 2:

Numa frigideira (a minha é de cerâmica, tá tão feia, mas funciona que uma maravilha!) coloco 1 colher de manteiga e 1 fio de azeite.



Passo 3:

Depois de arrumar os pedaços de frango e as batatas, é rapidinho para dourar, fique atenta.
Vire sempre.



Finalização:

Quando dourar bem, esprema uma laranja inteira sobre os pedaços de frango e as batatas, mexa assim rapidamente e desligue o fogo.
O frango fica caramelizado, maravilhoso!!!!
Sempre faço frango bom, mas este superou.

Servi com arroz basmati com uva passa, brócolis, couve-flor e cenoura.
Meus arroz quase nunca são brancos, por conta do filhote eu acabo enriquecendo arroz, carnes, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário