Quando me deparei com esta receita foi algo tão... automático que copiei a receita e nem vi de onde era.
Comia este pãozinho recheado em Blumenau/SC quando trabalhei numa padaria de bairro, lá eles chamavam de "Canela Room", mas... quem disse que achei o bendito pãozinho com este nome pela net?
Aí dia desses vendo o facebook e blogs encontrei, copiei a receita e realizei hoje.
Vou passar da forma que foi copiada, se alguém POR FAVOR souber de que blog é esta receita, por favor me avise para linká-los???? Please...
(Link do Cinnamon Rolls)
- 1/4 de xícara de água morna
- 1 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
- 1 xícara de leite morno
- 1/3 xícara de açúcar
- 1 ovo grande, levemente batido
- 2 colheres de chá de essência de baunilha
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 1 1/2 colher de chá de sal
- 4 colheres de sopa de manteiga, em temperatura ambiente
E para fazer o recheio, você irá precisar de:
- 3/4 de xícara de açúcar mascavo
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 4 colheres de sopa de manteiga, em temperatura ambiente
- 3/4 de xícara de uvas passas ou nozes ou castanhas (opcional)
Com a água morna em uma tijela, acrescente o fermento biológico em pó, mexa para que ele se dissolva complemente e reserve. Em uma outra tigela, agora usando uma grande, misture o leite morno e o açúcar, mexendo para que o açúcar se dissolva também, junte o fermento dissolvido, o ovo e a essência de baunilha e misture. Coloque 2 xícaras de farinha de trigo nesta mistura líquida e com uma colher de pau mexa muito bem por cerca de 5 minutos, para em seguida cobrir a tigela com um filme plástico e deixe a massa descansar por 15 minutos. Isso fará com que o fermento aja e a massa comece a adquirir as características de massa de pão, crescendo e criando bolhas, ficando com uma consistência mais fofa e aerada.
Após os 15 minutos, adicione a massa sal e a manteiga, mexendo com a colher de pau para eles serem incorporarem e em seguida, coloque os poucos o restante da farinha, despejando 1/4 de xícara na massa e misturando bem antes da próxima adição. Quando a massa tiver alcançado o estágio em que ela fica dura demais para usar a colher, trabalhe com as mãos, amassando bem por mais uns 3 minutos. Enfarinhe a sua área de trabalho e sove por mais uns 7 minutos a massa, até ela ficar elástica e macia. Com a massa em formato de bola, coloque-a em uma tigela limpa grande com um pouco de óleo (1 colher de sobremesa deve bastar) e rode a massa dentro da tigela para que ela fique inteira untada de óleo. Cubra a tigela com filme plástico e mantenha ela em um lugar morno, por cerca de 1 hora ou até que a massa dobre de tamanho.
Nos últimos minutinhos de descanso da massa, prepare o recheio, misturando o açúcar mascavo e a canela, acrescentando também os opcionais se quiser. DICA: Caso ache necessário peneire o açúcar mascavo para ele ficar um pouco mais solto, já que ele naturalmente cria umas pedrinhas.
Assim que a massa atingir o dobro do tamanho original, espete-a com o dedo para que ela desinfle. Enfarinhe novamente a sua área de trabalho e sove por mais 1 minuto a massa, para então cobrir ela de novo com o filme plástico, na área de trabalho mesmo, deixando descansar por mais 10 a15 minutos. Enquanto espera, unte uma assadeira bem grande, com cerca de 30x50cm. Enfarinhe mais uma vez a sua área de trabalho e abra a massa com um rolo polvilhado com um pouco de farinha, para que a massa não grude nele, abrindo em formato retangular até ficar com 25x45, aproximadamente, e deixe-a repousar por mais 2 minutos. Se ela der uma encolhida, abra de novo com o rolo. Pincele com a manteiga em temperatura ambiente toda a massa, exceto nas laterais maiores, deixando uma margem de 2cm sem passar e pincele estas margens com um pouco de água. Polvilhe por toda a área que foi passada a manteiga o recheio, espalhando igualmente. Agora com um dos lados maiores voltado para você e também bem próximo, comece a enrolar a massa, como rocambole, bem apertado, até o final, quando será necessário dar umas beliscadas em toda a lateral que fechará o rolo, para que fique bem grudada com a massa de fora.
Hora de cortar! Com uma faca bem afiada, corte na perpendicular o rolo bem na sua metade, depois cada metade você vai cortar no meio novamente, até obter 16 rolinhos. Organize os rolos na assadeira, espaçado um do outro e pincele um pouco de manteiga derretida nas bordas de cada rolinho para que eles não grudem quando assar. Cubra a assadeira com filme plástico e deixe os rolinhos descansarem mais uma vez, até eles dobrarem de tamanho, que vai levar uns 40 minutos. Nos 10 minutos finais do descanso, ligue o forno para pré-aquecer em 180°C. Tire o filme plástico e coloque a assadeira bem no meio do forno, assando por 30 minutos, até ficar os rolinhos ficarem dourados e assados.
Com cuidado e com as mãos protegidas com luvas, passe uma espátula por todas as laterais da assadeira, para soltar os rolinhos, cubra a assadeira com papel manteiga e vire, para desenformar. Solte os rolinhos e coloque-os em uma grade de confeiteiro para esfriarem um pouco.
Com os rolinhos ainda um pouco quentes você pode cobri-los de 2 formas:
- polvilhe uma mistura de açúcar com canela por cima
ou
- prepare um glacê.
Para o glacê, você irá precisar de:
- 1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
- 2 1/2 colheres de sopa de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga levemente derretida
- 1/2 colher de café de essência de baunilha
Misture bem todos os ingredientes em uma tigela e jogue delicadamente por cima dos rolinhos. Caso fique consistente demais, coloque mais um pouquinho de leite para afinar.
-----------------
OBS.:
1° - "Eu" retirei do forno, misturei 1/2 lata de leite condensado com 1/2 xícara de café de água filtrada, reguei 1 por 1 e polvilhei açúcar de confeiteiro.
Gente.... comi de joelho!
2° - Próxima vez abro a massa menos fina, se vc abrir a massa muito fina, como eu fiz, a massa não fica fofinha, fica crocantezinha... o que no dia é gostoso, mas no dia seguinte fica meio seca.
3° - Eu dobrei o recheio sobre a massa, pq quando espalhei parecia uma merréca de recheio, aí fica a critério seu.
4° - Próxima vez tentarei fazer com creme de confeiteiro (creme de baunilha) e banana, deve ficar um arraso.
5° - O processo dessa massa é rápido, fácil e ela fica linda de trabalhar. Usarei para outros pães doces.