CASTANHA DO MARANHÃO

Lá vem minha mãe novamente com coisa estranha daquela chácara onde encontramos o cará-do-ar, lembra?
Dessa vez foram essas castanhas muiiiiiiiiito diferentes.



O sabor e o cheiro delas assadas lembra muito o amendoim torrado.
Hoje fui no grupo de Culinária Receita perguntar se o Mauro Rebelo ou alguém sabia que raios de castanha era essa.
Mauro me indicou o Murilo Antonio Soares do grupo Comunidade da Revista Natureza e ele matou a pau que raios de castanha é.

-----------------------------------------



NOME INDIGENA: Mamorana do tupi “Semelhante a Mamo ou Mamão por causa do tronco verde”. Também chamada de Castanha do Maranhão, Cacau selvagem ou Castanha da praia.
 
Origem: Nativa do bioma da mata atlântica desde o maranhão até o estado do Rio de Janeiro, ocorrendo também em alguns pontos da floresta amazônica. Mais informações no link: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Malvaceae_JUS&genus=Bombacopsis&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1
  
Características: Arvore com 4 a 6 metros de altura. Tronco liso, grosso, e esverdeado com 20 a 30 cm de diâmetro. A folha tem pecíolo (haste ou suporte) de até 15 cm de comprimento e as folhas são digitadas (parecem dedos) e compostas de 5 a 7 folíolos de 8 a 10 cm de comprimento. As flores são hermafroditas (tem os dois sexos na mesma flor), pedunculadas (cabinhos de até 5 cm de comprimento), são diclamídeas (tem dois envoltórios). Quando se abrem o cálice (invólucro externo) tem forma de pequeno cone com 5 sépalas soldadas de cor verde e a corola (invólucro interno) tem 5 pétalas oblongas (mais longa que larga), medindo 6 a 9 cm de comprimento por 0,9 a 1,2 cm de largura, com ápice cirroso ou enrolado.
 
Dicas para cultivo: Planta subtropical, resiste bem a seca de até 6 meses e a geadas de até – 3 grau, embora perda todas as folhas, rebrotando depois. Pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; adapta-se a qualquer tipo de solo, que drenem bem as águas da chuva ou até solos argilosos, sujeito a inundações na beira de rios. Pode ser plantada a pleno sol ou em reflorestamentos mistos.
 
Mudas: As sementes são arredondadas, marrom claras, com estrias brancas, medem cerca de 2 cm de diâmetro, e são envolvidas por uma fina lã macia e branca. Elas germinam facilmente num período de 10 a 20 dias. As mudas atingem 35 cm com 5 meses após a germinação. Formar as mudas em pleno sol. A frutificação inicia-se com 1,5 a 3 anos, dependendo do solo e tratos culturais. Pode ser propagada por estacas de galhos lenhosos.
 
Plantando: No pomar planta-se num espaçamento de 6 x 6 m. após o plantio irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e convém adicionar aos 30 cm da superfície 8 kg de matéria orgânica bem curtida, 500 g de cinzas, 200 g de torta de mamona e 400 g de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. O plantio deve ser feito em novembro.
 
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco, caso deseje que a arvore cresça ou caso prefira que produza uma copa arredondada, pode o broto terminal e faça podas de modelagem a cada 2 meses. Adubar com composto orgânico, pode ser 8 kg cama de frango curtida + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano, depois adubar anualmente com a mesma quantia no inicio da primavera.
 
Usos: Frutifica em fevereiro a março. As sementes ou castanhas que podem ser consumidas in-natura ou usadas para produzir o “Achocolatado com coco”. Para produzir tal especiaria é preciso colher as sementes, fazer um corte na semente, daí é só torrar numa panela ou no forno, depois de escurecer, bater no liquidificador e voltar novamente a massa triturada na panela até secar totalmente, depois voltar no liquidificador e por ultimo passar a farinha numa peneira fina para separar o pó da casca. Esse pó meio oleoso é um verdadeiro chocolate que pode ser misturado (1 colher de sopa) num copo de leite (quente ou gelado) adoçado a gosto, estando pronta uma bebida energética e saborosíssima com gosto que lembra uma mistura de chocolate, coco e amendoim. O pó ainda pode ser usado como ingrediente para bolos, bolachas, brigadeiro e outras iguarias. 


-----------------------------------------



Achei também receitinha e dica aqui nesse blog super legal:

http://nasombradoipe.blogspot.com.br/2010/09/cookies-de-castanha-do-maranhao.html

-----------------------------------------

RECEITA DE COMO EU FIZ:

Pegue um punhado de castanhas do maranhão, metade em uma assadeira e metade em outra assadeira.
Fure-as com a pontinha de uma faca, são bem macias, é rápido.
Em uma assadeira prepare o fundo de um copo com duas colheres de sopa de sal e água apenas 1 ou 2 dedinhos de água. Regue as castanhas.
Leve para assar em forno pré-aquecido.
Até torrar.
Aproximadamente 20min./ 30min.

Eu gostei mais da com sal, mas a sem sal não deixa de ser saborosa.
Lembra MUITO o cheiro e o sabor de amendoim.



-----------------------------------------

Como eu não fazia idéia de como consumia, eu descasquei antes de comê-las, mas nos sites que li as pessoas comem com casca e tudo, ela fica bem torradinhas e como é fininha antes de assar, ela fica bem crocante depois de assada.

UMA DELÍCIA!